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1 bilhão de horas assistidas: Doramas impactam estratégias de Marketing no Brasil

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Tempo de Leitura 2 min

Os doramas ficaram entre as produções mais assistidas na Netflix em 2023. Só a produção “A Lição” cativou os espectadores por 622,8 milhões de horas ao longo do ano, conforme aponta um relatório de engajamento divulgado pelo serviço de streaming. Outros títulos, como “A Batalha dos 100” (235 milhões) e “Intensivão de Amor” (234,8 milhões), ajudaram a consolidar a febre que está impulsionando tendências e impactando o comportamento do consumidor.

À bordo do trem de tendências, O Boticário criou uma cena com influenciadores em uma de suas lojas, usando o simbólico guarda-chuva amarelo, famoso por aparecer frequentemente nos doramas. Segundo dados da plataforma Airsearch, da Airfluencers, o post figurou entre os quatro com melhor desempenho na rede social da marca nos últimos 90 dias, evidenciando o poder do tema entre os fãs.

A campanha, conhecida como #DoramaDoBoti, faz menções diretas a comunidade "dorameira" e sua interação no Brasil. O primeiro post, publicado em 26 de junho, alcançou mais de 7 milhões de visualizações, quase 7 mil comentários e mais de 200 mil curtidas no Instagram. Os influencers brasileiros ligados ao conteúdo estão construindo comunidades robustas em torno dessas séries e são essenciais para campanhas de Marketing.

Outros mercados analisados pela Airfluencers foram os segmentos de moda e beleza e gastronomia. No primeiro, o estilo dos atores e atrizes coreanos (as) está influenciando marcas a criarem coleções de roupas e acessórios inspirados no visual asiático. Na gastronomia, houve o aumento da busca e consumo de alimentos e bebidas coreanas nos últimos anos.

Impactados pela influência, 57% dos brasileiros se consideram influenciados pelos doramas  ao consumir produtos típicos do país asiático. Na avaliação de Alexsandra Silva, Cientista de Dados da Airfluencers, o número reforça a tese de que o impacto das produções coreanas transcende as telas, influenciando moda, beleza, alimentação e comportamento de consumo.

O exemplo de O Boticário, pontua Alexsandra, ilustra perfeitamente como compreender e integrar essa narrativa pode criar uma conexão profunda com um público engajado e ávido por inovações, considerando que os não são apenas uma forma de entretenimento, mas também uma poderosa ferramenta para as marcas alcançarem seus consumidores de maneira emocional.

Leia também: Embalixo lança campanha inspirada na febre dos doramas

Clube Mundo do Marketing

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

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