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Endomarketing: satisfazendo o primeiro cliente

Estratégias de marketing dentro da empresa são fundamentais para desenvolver produtos e serviços inovadores

Por | 17/08/2006

bruno@mundodomarketing.com.br

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Endomarketing: satisfazendo o primeiro cliente

Por Bruno Mello
bruno@mundodomarketing.com.br

Muitas empresas já sabem: os funcionários são seus primeiros clientes. Eles são peças fundamentais na engrenagem que vai levar a companhia ao sucesso ou ao fracasso. Por isso, fazer deles parte integrante de um grupo com os mesmos objetivos, valorizá-los, incentivá-los e municiá-los de informações estratégicas estão na linha de frente do Endomarketing.

Definir estratégias de marketing para dentro da empresa é o mesmo que traçar os planos para conquistar mercado. "É preciso assegurar que os objetivos empresariais (missão, visão, valores, etc.) sejam traduzidos para linguagem acessível a todos os funcionários e marketear internamente esses objetivos", afirma Saul Faingaus Bekin, autor do conceito e do termo no Brasil e do livro Endomarketing® - como praticá-lo com sucesso (Editora Pearson).

Promover ações de marketing para os funcionários tem como objetivo compartilhar a visão da empresa entre seus colaboradores. Neste sentido, a informação é o principal produto do Endomarketing. "É preciso criar canais, instrumentos e ações de comunicação e de integração porque hoje em dia já não tem mais o olho no olho", conta Analisa de Medeiros Brum, autora do livro Um olhar sobre o marketing interno (Editora L&PM) e Sócia-Diretora da HappyHouse, Agência de Marketing Interno, que atende a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), Petrobras, Seara, Vivo, entre outras.

Levar informações importantes para todos os colaboradores é um dos grandes mantras da Eurofarma, onde 80% das ações de comunicação corporativa são voltadas para o público interno. "De uma forma geral, o objetivo de se trabalhar o Endomarketing na Eurofarma é no sentido de disseminar a informação nos diferentes setores através de uma linguagem própria, alinhada com a cultura da organização", explica Maria Del Pilar Munoz (foto), Diretora de Marketing Corporativo da Eurofarma, em entrevista ao Mundo do Marketing.

As campanhas internas também estão entre as mais executadas. "Ano passado tivemos uma ação que reforçou a missão, a visão e valores da companhia onde utilizamos como ferramenta a mala direta para envolver a todos", diz a executiva da Eurofarma que conta com 2.200 funcionários. "A necessidade de treinar, motivar e valorizar as equipes é fundamental para se ter sucesso e alcançar os objetivos", diz Celio Ashcar Jr, Diretor-Geral da Mix Comunicação que recentemente realizou eventos de Endomarketing para a Natura e para o Santander Banespa. 

Compromisso com resultados
Eleita uma das melhores empresas para se trabalhar pelas revistas Exame e Você S/A, a estratégia da Eurofarma é reter os talentos, fazer com que o funcionário tenha orgulho em trabalhar na empresa e que se comprometa com os resultados. "Trabalhamos muito o engajamento e o envolvimento. Quando mais informado o colaborador estiver, maior o entendimento e a compreensão do papel e da contribuição dele para a organização", ressalta Maria Del Pilar Munoz. 

Ao mesmo tempo em que há companhias investindo no público interno, há dezenas de milhares que deixam esse tema de lado, sob pena de não desenvolverem produtos e serviços que atendam (e superem) as necessidades de seus clientes. Para Saul Faingaus Bekin, as empresas pecam pela pressa, pela falta de conhecimento e por relegar todas as ações de marketing interno ao departamento de recursos humanos. "Os setores devem pensar sobre a importância estratégica de passarem a atuar em conjunto (praticar a noção de cliente/fornecedor interno), e daí construir e consolidar uma parceria interna", elucida em entrevista ao Mundo do Marketing.

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