Newsletter

by

Facebook Mundo do Marketing Twitter Mundo do Marketing Google BookMarks Mundo do Marketing RSS Mundo do Marketing Youtube Mundo do Marketing

Mundo do Marketing | Seu portal de Marketing, propaganda e publicidade

Links Rápidos:
Infográficos |
Eventos, Cursos e MBA |
Vagas de Trabalho |
Programa Disney |
Vai e Vem |
Top 10 Livros + Vendidos

Reportagem Mundo do Marketing

Eventos crescem no Brasil e se profissionalizam

Estudo do Instituto Alatur aponta para uma expansão de 43% no número de ações realizadas em 2010. Cresce o investimento em novas tecnologias e ferramentas para mensuração

Por Sylvia de Sá, do Mundo do Marketing | 23/01/2012

sylvia@mundodomarketing.com.br

eventos,2011,pesquisa,alatur,moaneO número de eventos realizados pelas empresas no Brasil em 2011 cresceu 43%. É o que indica a pesquisa “O Impacto Econômico dos Eventos”, encomendada pelo Instituto Alatur, em parceria com o capítulo brasileiro da Meeting Professionals International (MPI). Além da expansão, o levantamento aponta para uma maior profissionalização do setor, com mais investimento em tecnologia e ferramentas para medir o desempenho. O índice superou o resultado alcançado em 2010, quando a expansão foi de 41% em relação ao ano anterior. O estudo aponta ainda que, no período, foram gastos, em média, R$ 2,4 milhões por empresa.

Entre as informações apuradas, um dos destaques é o aumento no investimento em eventos próprios, como convenções, lançamentos de produtos e patrocínios de shows. “As empresas investiam em eventos de terceiros, como participação em feiras. Agora perceberam que o retorno em conhecimento que trazem para os colaboradores é muito maior quando os eventos são realizados internamente, com a própria equipe”, diz Alberto Moane, Diretor da Alatur Eventos & Incentivos, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Outra mudança que vem se desenhando há um tempo e parece caminhar para a consolidação no país é o aumento na quantidade de eventos verdes. De acordo com o estudo, 97% dos pesquisados acreditam que as iniciativas sustentáveis devem aumentar no Brasil e 74% já utilizam materiais naturais para organização das ações.

Eventos verdes
O levantamento realizado pela Fran6 Análise de Mercado com gestores de eventos de 75 empresas, com média de 13 mil colaboradores e listadas entre as 1.000 maiores e melhores do país, mostra também que 41% das companhias já realizam eventos verdes e 25% conversam sobre o tema.

“As grandes empresas têm essa preocupação e estão aplicando o conceito aos eventos. Mas senti uma grande mudança no ano passado. Normalmente, as pessoas pensam que eventos verdes ficam mais caros e, dependendo da situação, acabam até sendo mais baratos. A sustentabilidade com certeza é algo que vem muito forte em 2012”, acredita Moane.

Outra característica que vem se mostrando mais presente é a capacidade que os gestores têm tido de mensurar com mais facilidade os resultados dos eventos, o que no passado era um verdadeiro desafio. As ações estão cada vez mais planejadas: 89% das empresas possuem diretrizes para busca de savings e 26% já utilizam o sistema Return On Investiments (ROI) para eventos corporativos como um todo.

Aumenta o planejamento
Em 74% das companhias, os eventos são organizados a partir dos setores de Marketing, comunicação, viagens ou o próprio departamento de eventos. O setor de compras, no entanto, colabora no processo em 57% das empresas pesquisadas, com o poder de decisão em apenas 6%.

Em relação ao número de eventos, cada companhia realiza anualmente, em média, 18 de pequeno porte (com 10 a 50 pessoas), 19 de médio porte (51 a 250 pessoas) e 12 grandes eventos (250 pessoas ou mais). Exposições, salões e stand em feiras lideram o ranking, com 42%, seguidos por confraternizações (40%) e treinamentos/workshops (33%).

As empresas também vêm aumentando o investimento em tecnologia. Atualmente, 65% já utilizam novas ferramentas para reuniões e eventos e realizam treinamentos para utilização das mesmas (57%), como promoção de reuniões virtuais/híbridas (71%), sistema de telepresença (55%), avaliação do ROI das mídias sociais (29%) e uso do holograma nas reuniões (14%).

O nível de planejamento também vem expandindo, mas ainda está longe do desejável. “Aqui no Brasil, os eventos se realizam com pouca antecedência, uma média de três meses. Mas isso tem melhorado, antigamente era muito mais rápido. Houve um crescimento entre 2009 e 2011 e a tendência é que os dias de planejamento aumentem. O ideal seriam seis meses”, ressalta Moane.



Publicidade

Gradiente volta ao mercado após sete anos

Gradiente volta ao mercado após sete anos

Marca arrendada pela CBTD tem vendas iniciadas pela internet e produtos devem chegar às lojas em junho

Coca-Cola, Nestlé e Nike: as mais amadas no Brasil

Coca-Cola, Nestlé e Nike: as mais amadas no Brasil

Marcas lideram o ranking desenvolvido pela Shopper Experience

Netflix encontra dificuldades no Brasil

Netflix encontra dificuldades no Brasil

Empresa esbarra em questões culturais e de infraestrutura para alavancar o serviço de streaming no país

Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo

Mais do que bons produtos, o consumidor busca conversar com sua marca favorita

Os Desafios do Marketing na Era Digital

Os Desafios do Marketing na Era Digital

Com a banda larga nos tornamos ‘seres conectados’, o tempo todo, e isso muda tudo

Fundação anti-fome conscientiza com criatividade

Fundação anti-fome conscientiza com criatividade

A fome é um grande problema e sintoma social, que ainda enfrentamos na era digital

Como se comportam 80 milhões de brasileiros na internet

Como se comportam 80 milhões de brasileiros na internet

Estudo do IAB Brasil traça os hábitos e as preferências dos consumidores na web

Netshoes viu na personalização a oportunidade de mudar o e-commerce

Netshoes viu na personalização a oportunidade de mudar o e-commerce

Empresa ajudou a impulsionar o desenvolvimento do e-commerce no Brasil

Gradiente volta ao mercado e aposta no apelo emocional

Gradiente volta ao mercado e aposta no apelo emocional

Marca arrendada pela CBTD tem vendas iniciadas pela internet e produtos devem chegar às lojas em junho