Lançamentos de Barbie e Oppenheimer trazem fôlego ao setor de cinema no Brasil Bruno Mello 28 de julho de 2023

Lançamentos de Barbie e Oppenheimer trazem fôlego ao setor de cinema no Brasil

         

Em julho, crescimento de buscas por “filmes em cartaz” cresceu 19%, e representantes da categoria projetam bons números durante o segundo semestre

Lançamentos de Barbie e Oppenheimer trazem fôlego ao setor de cinema no Brasil
Publicidade

A dupla “Barbieheimer”, termo que se refere aos filmes Barbie e Oppenheimer, trouxe uma necessária dose de ânimo aos cinemas brasileiros. As buscas pelas produções recém-lançadas cresceram 54% e 108%, respectivamente, em julho, conforme indica um levantamento divulgado pela Tunad.

A análise demonstra o impacto dos títulos que estrearam no último dia 20, indicando o frescor trazido pelo reacender do interesse dos telespectadores. Na semana que antecedeu a estreia, o termo “Barbie filme” teve um crescimento de 54% no volume de buscas.

Já o termo “Oppenheimer filme” registrou aumento mais expressivo, de 108%. Todavia, o volume de buscas no dia da estreia é menor em relação ao título da boneca da Mattel: 5.308 pesquisas. Analisando as performances individualmente, o estudo aponta que, durante a estreia dos dois títulos, as buscas pelo lançamento da Barbie foram 21 vezes maiores do que as pesquisas por Oppenheimer.

A semana que antecedeu o lançamento da dupla renovou a visibilidade aos cinemas. Entre os dias 14 e 20 de julho, as buscas pelo termo “Filmes em cartaz” tiveram um salto de 19%, número que indica o maior interesse do público para as exibições nas telonas, e significa um respiro necessário para o setor, que sofreu baixas significativas com a pandemia de COVID-19.

O período também foi marcado pela exibição de novos filmes das franquias Indiana Jones e Missão Impossível, estrelados por Harrison Ford e Tom Cruise, respectivamente. Somando as célebres estreias ao resgate de franquias icônicas para o cinema, a Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex (Abraplex) espera que o público dos cinemas chegue a 60 milhões entre junho e dezembro de 2023.

Publicidade

Sobre os resultados da pesquisa, o CEO da Tunad, Cesar Sponchiado, ressaltou que o segundo semestre de 2023 será, de fato, um marco para o setor, e em função da estreia de títulos icônicos, as salas de cinemas voltaram a receber o público que, desde a pandemia, passou a priorizar o streaming e o conforto de assistir filmes em casa.

Leia também: Essa Barbie é uma influencer: as lições do filme do momento sobre influência

Clube Mundo do Marketing


Publicidade