Newsletter

by

Facebook Mundo do Marketing Twitter Mundo do Marketing Google BookMarks Mundo do Marketing RSS Mundo do Marketing Youtube Mundo do Marketing

Mundo do Marketing | Seu portal de Marketing, propaganda e publicidade

Links Rápidos:
Infográficos |
Eventos, Cursos e MBA |
Vagas de Trabalho |
Programa Disney |
Vai e Vem |
Top 10 Livros + Vendidos

Home > Artigos > Berenice Ring > Tendência: “Sozinhos juntos”. O detonador? A web 2.0

Berenice Ring

Tendência: “Sozinhos juntos”. O detonador? A web 2.0

Postado por Berenice Ring - 03/01/2012
Aumentar Fonte Reduzir Fonte

Já somos 2,1 bilhões de usuários da Internet no planeta, totalizando 30% da população mundial! E, claro, atualmente existem incontáveis modelos de celulares, laptops, tablets e todas estas maravilhas que a tecnologia nos trouxe. Não conseguimos viver sem elas! Em visita a amigos na última semana, encontrei a seguinte cena na sala da casa: o pai, publicitário, trabalhando em seu IMac. A mãe, decoradora, escolhendo tecidos em seu IPad. A filha no PC, fazendo uma pesquisa na Internet para seu trabalho de escola, sem sair do Facebook, ouvindo musica no iTunes, “multitasking”, e o filho jogando videogame. Todos, sem dúvida, com seus celulares ligados. Cena corriqueira, não é? A questão é: estavam juntos na sala de casa?

 
Esta é a tendência mais recente que anda se manifestando por aí, motivada pelo avanço da tecnologia e pela web 2.0: “Sozinhos Juntos”. Tendências são comportamentos que definem padrões de mudanças, que estão em formação há alguns anos e que se espera que durem por outros tantos anos. Seria ela boa ou má para a sociedade? Como tudo na vida, existem vários lados. 
 
A professora do MIT e especialista em etnografia Sherry Turke publicou um livro no início deste ano entitulado “Alone Together: Why We Expect More from Technology and Less from Each Other” – “Juntos Sozinhos: Porque Esperamos Mais da Tecnologia E Menos Uns Dos Outros.” Turke argumenta que o que nós humanos precisamos ainda, instintivamente, é da proximidade física e ela observou a falta de satisfação e a alienação entre usuários que pesquisou.
 
Em 2004 a banda inglesa Keane gravou a musica “Can’t Stop Now”, que se tornou um enorme sucesso, onde canta “...não posso parar agora,... o tempo é curto, me sinto solitário e cansado demais para conversar... não posso ir mais devagar, por ninguém nesta cidade... o movimento faz meu coração continuar.”
 
Com a recente explosão da tecnologia e das redes sociais, poderíamos concluir que as relações humanas estão prosperando como nunca! Mas o que Turke sugere é que estamos destinando atributos humanos a objetos e tratando uns aos outros como coisas. Ela mostra um quadro paradoxal de desconexão humana causado pela expansão das conexões virtuais no celular e nos computadores.
 
Realmente estamos sozinhos na sala, alienados de nossa família e de todos no ambiente. Mas veja só: em viagens de carro com a família, antes da existência desta parafernália de sites, minha filha já anunciava que iria ligar seu “kit de isolamento”, leia-se iPod, durante a viagem. Então pergunto: nossos filhos da Geração Y já não se isolavam da família em seus quartos muito antes de todas estas ferramentas surgirem?
 
E se de um lado estamos sozinhos na sala da casa, de outro estamos mais unidos do que nunca aos nossos amigos através do Facebook e do Orkut, às pessoas com hobbies e gostos comuns aos nossos através das comunidades que escolhemos participar e aos profissionais de nossa área através do Linkedin e do Twitter. Além disto, a tecnologia nos possibilita conectar-se com indivíduos para criar em conjunto através de wikis, o que acabou resultando no fabuloso fenômeno wikipedia. 
 
A força das massas de mesmos interesses já elegeu até o presidente americano! E usando um olhar inverso foi criado o Foursquare, já com 10 milhões de usuários, que pretende unir pessoas no mundo físico, em bares e restaurantes, por exemplo, usando sua ferramenta digital de “check-in” onde informamos a conhecidos onde estamos.
 
Vale a pena lembrar que há uma faceta de confraternização nesta mesma história. Um viral recebido por um pai, por exemplo, pode ser um assunto de conversa com um filho, e vice-versa. Não há dúvidas que há muito ainda o que se falar sobre as consequências desta tendência tanto para a família como para a sociedade. E para as empresas? 
 
Empresas que estão de olho nas tendências - sempre podemos retirar insights. Aquelas que conseguem utilizar tendências corretamente podem enxergar direções para onde estamos indo, o que lhes permite montar cenários futuros possíveis com mais precisão. Desta forma, estruturam suas estratégias para o presente com muito mais chances de acerto! Não apenas isto, mas chegando à frente no mercado, ganham considerável vantagem competitiva sobre seus concorrentes. Não há dúvidas que grandes oportunidades de negócios estão aí nos aguardando, tanto no mundo físico como no digital e móvel.
 
E você, já começou a pensar na sua?
 
* Berenice Ring é Coordenadora do curso “Branding: Construção e Gestão de Marcas” da FGVPEC, Professora de Cursos de MBA da FGV São Paulo e Diretora da Fox Branding.
Comentar Imprimir Compartilhar Enviar para o Google Bookmarks Enviar para o Twitter Enviar para o Facebook

Comportamento

Consumidor brasileiro está menos sustentável

Consumidor brasileiro está menos sustentável

Congresso realizado no Rio de Janeiro debateu como preservar o planeta em meio ao crescimento social

Mercado

Corretoras usam conteúdo para atrair investidor

Corretoras usam conteúdo para atrair investidor

Empresas usam vídeos, cursos e até games para munir o novo cliente de informações para operar no pregão

Marca

Bohemia aposta na tradição para continuar líder

Bohemia aposta na tradição para continuar líder

Marca reabre primeira fábrica no país e cria museu para reforçar sua posição de líder no mercado Premium

Relacionamento

O que mudou após 3 anos da Lei do Call Center

O que mudou após 3 anos da Lei do Call Center

Bancos são os que mais investem para melhorar diálogo com os consumidores por meio do atendimento

Promoção

Como fazer sua marca ser relevante no Dia das Mães

Como fazer sua marca ser relevante no Dia das Mães

Coca-Cola, LG e Renner investem em relacionamento com os filhos e desejos das mulheres

Digital

Netflix encontra dificuldades no Brasil

Netflix encontra dificuldades no Brasil

Empresa esbarra em questões culturais e de infraestrutura para alavancar o serviço de streaming no país

Planejamento

Tam busca consolidar estratégia para Classe C

Tam busca consolidar estratégia para Classe C

Companhia aérea busca intensificar relacionamento em 2012 para ganhar confiança dos consumidores

Pesquisa

Lançamento de embalagens volta a crescer no Brasil

Lançamento de embalagens volta a crescer no Brasil

País alcançou aumento de 16,1% no primeiro trimestre do ano contra queda de 2,92% registrada em 2011

Publicidade

Eike Batista adquire 50% das ações do Rock in Rio

Eike Batista adquire 50% das ações do Rock in Rio

Parceria pretende gerar o aporte necessário para que a marca cresça e festival chegue a outros países

Como fazer sua marca ser relevante no Dia das Mães

Como fazer sua marca ser relevante no Dia das Mães

Coca-Cola, LG e Renner investem em relacionamento com os filhos e desejos das mulheres

Fui às compras com a esposa. Relato de observador

Fui às compras com a esposa. Relato de observador

Seus vendedores criam desejos desesperados ou deixam a decisão de compra totalmente nas mãos do cliente?

Fui às compras com a esposa. Relato de observador

Fui às compras com a esposa. Relato de observador

Seus vendedores criam desejos desesperados ou deixam a decisão de compra totalmente nas mãos do cliente?

Fundação anti-fome conscientiza com criatividade

Fundação anti-fome conscientiza com criatividade

A fome é um grande problema e sintoma social, que ainda enfrentamos na era digital

Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo

Mais do que bons produtos, o consumidor busca conversar com sua marca favorita

Coca-Cola, Nestlé e Nike são as marcas mais amadas no Brasil

Coca-Cola, Nestlé e Nike são as marcas mais amadas no Brasil

Marcas lideram o ranking desenvolvido pela Shopper Experience

Samsumg lança TV comandada por voz e gestos

Samsumg lança TV comandada por voz e gestos

Produto chega com exclusividade à Fnac nesta quinta-feira, dia 17

Novo cenário para a Classe Média Brasileira

Novo cenário para a Classe Média Brasileira

Em entrevista ao Mundo do Marketing, Marcelo Neri faz um panorama sobre as mudanças no país